"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende." (Guimarães Rosa)

terça-feira, 8 de março de 2011

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Em nossa escola, iniciamos o ano com todos os professores aplicando avaliações diagnósticas com o objetivo de conhecer melhor o aluno e suas principais dificuldades no processo ensino/aprendizagem.

Perguntas: " como os meus alunos estão chegando? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender? como eles poderão aprender melhor?"

A avaliação diagnóstica fornece dados para que o planejamento
seja ajustado e contemple intervenções para retomada de conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar, e até mesmo para Especialistas (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo), e quando feita ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado.
A avaliação inicialmente diagnóstica, evolui para uma avaliação
formativa, onde o processo de descoberta que induz a novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas pelo professor, é o que de fato importa e conta. Deve-se evitar a avaliação cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para "passar" de ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde de fato precisam de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário